Encriptação rede sem fios wep wpa wpa2
Muitos utilizadores de rede sem fios desconhecem a encriptação rede sem fios WEP WPA WPA2, bem como as ameaças de segurança que podem estar sujeitos durante o acesso a uma rede sem fios.
Quando as senhas de rede sem fios são definidas pelos utilizadores, na encriptação rede sem fios WEP WPA WPA2, tendem a pensar que se encontram imunes de hackers. No entanto, os hackers podem facilmente chegar ao seu acesso e descarregar um elevado potencial de informações sobre o utilizador ou capital humano.
Para além disso, os dados recolhidos podem ser utilizados pelos hackers no sentido de estes tirarem proveito, enquanto o utilizador de direito paga.
Zona Wi-Fi
Tipos de criptografia
É apresentada uma lista de medidas que pode tomar. No entanto, compreenda primeiro acerca dos diferentes tipos de criptografia de segurança sem fio.
Além disso, introduziu o CCMP (significa Counter Cipher Mode Protocol) que é um protocolo de criptografia orientado para os produtos de redes sem fios que aplicam as normas de segurança do IEEE802.11i ao padrão original IEEE_802.11.
CCMP contra o uso do TKIP é um mecanismo de encapsulamento de criptografia de dados melhorado orientado para a confidencialidade dos dados com base no modo de contador com CBC-MAC (CCM) do padrão AES. Foi criado para eliminar as vulnerabilidades apresentadas pelo WEP, atualmente inseguro.
O uso do sistema WPA2 pode ser a forma como tornar a rede mais segura no cenário atual.
WPA é um protocolo WEP melhorado, adotado em 2003, um ano depois de se ter retirado oficialmente o protocolo WEP.
O aumento dos 64-bit e 128-bit para WPA 256-bit fez a diferença no método e na forma como são usadas as chaves de criptografia.
A mensagem de integridade e verificação de TKIP (significa Temporal Key Integrity Protocol) foi outra mudança introduzida mais tarde no WPA em termos de integridade e verificação de intrusão, oferecendo mais segurança para o utilizador.
No entanto, apesar das inovações do WPA, ainda sofre de algumas falhas e, portanto, propenso a pirataria, embora não tão facilmente como no caso do WEP.
WEP pertence ao padrão IEEE802.11 (retificado em Setembro de 1999) para proteger redes sem fios WIFI. No entanto, esta cifra tem falhas de segurança que fazem da rede, bem como utilizadores vulneráveis a hackers.
Publicidade
Lista de medidas
Vamos apresentar uma lista de medidas que podem ser adotadas para proteger a rede sem fios:
- Firmware Router
Atualize para o Firmware mais recente para que o dispositivo desempenhe um papel preponderante na proteção na segurança da rede sem fios. Utilize no router as versões mais recentes de Firmware para que possa desempenhar o fornecimento de melhores métodos de proteção contra pirataria. - Utilize uma senha forte
A força da senha é uma medida de eficácia em resistir ser adivinhada a ataques de pirataria. Na sua forma habitual, estima-se quantos ensaios serão necessários para que um atacante não tenha acesso à senha. A força da senha é em função do seu comprimento, imprevisibilidade e complexidade.
Mesmo que esteja a usar uma senha fraca com a encriptação mais segura pode tornar-se num alvo fácil.
Deve conter, pelo menos 8 caracteres, incluindo números, letras maiúsculas, minúsculas e símbolos. - Nome de SSID
Muitos utilizadores ignoram a importância de mudar o nome da rede utilizada. Contudo, mantendo o nome da rede sem fios, ajuda a descoberta da senha de acesso à rede, através do seu nome e do uso de ferramentas disponíveis na Internet.
Se desconfiar que houve uma intrusão na sua rede, deve contactar especialistas de segurança de dados para efetuar os procedimentos necessários para salvaguardar os seus dados.
Publicidade
Acesso sem fio 802.1x autenticado
(para empresas de média dimensão)
As redes sem fios locais (WLAN), no mundo dos negócios, já debateram pelo menos as vantagens e desvantagens na utilização da tecnologia de rede sem fios.
De facto, as empresas que já implementaram redes sem fios, normalmente têm preocupações sobre a segurança dos seus dados e do seu capital humano.
Muitas vezes, afastam-se da tecnologia de rede sem fios em detrimento óbvio da produtividade e infraestrutura que pode ter deixado de realizar.
Muitas soluções alternativas foram feitas, assim como a tecnologia permitiu velocidades elevadas e de maior confiabilidade, existindo muitos padrões e aperfeiçoamentos para proteger transmissões sem fios.
Os protocolos de seguranças mais recentes sem fios, nomeadamente WPA2, baseados no padrão IEEE_802.1X, ajudam a fornecer a melhor proteção para o tráfico em ambiente comercial de uma média empresa. Os padrões atuais, quando configurados corretamente (servidores DNS/DHCP/Radius, VLAN, AP, protocolo IEEE_802.1X, dispositivos de rede e outras componentes), são muito seguros e podem ser utilizados com um nível de elevada confiança no ambiente comercial de uma empresa a baixo custo.
Encriptação rede sem fios WEP WPA WPA2 Encriptação rede sem fios WEP WPA WPA2 Encriptação rede sem fios WEP WPA WPA2 Encriptação rede sem fios WEP WPA WPA2 Encriptação rede sem fios WEP WPA WPA2 Encriptação rede sem fios WEP WPA WPA2
Pré-requisitos
- Active Directory
- DNS
- DHCP
- IAS ou NPS (Radius)
- IEEE 802.1X
- VLAN
- AP WPA2/AES
- EAP-PEAP, Encriptação: MSCHAPv2
Deixe o seu comentário